O culpado não tem seguro! E agora?

O culpado não tem seguro

O culpado não tem seguro! E agora?

17:53 12 Fevereiro em Seguros Automóvel
0 Comentários

Se um simples acidente já é uma experiência traumatizante, imagine um acidente em que o culpado não tem seguro!

O que fazer quando o culpado não tem seguro

Uma das questões que os nossos clientes costumam levantar quando efetuam um seguro automóvel tem a ver com o que sucede quando o culpado não tem seguro uma vez que não sabem como podem ser ressarcidos pelos danos. Felizmente que a resposta não é complicada e vem sob a forma de três palavras: Fundo de Garantia Automóvel!

O que é o Fundo de Garantia Automóvel?
É um fundo público gerido pelo Instituto de Seguros de Portugal que garante a compensação pelas perdas em caso de acidente em que o culpado não tem seguro automóvel. Esta garantia abrange os acidentes que ocorram em Portugal, em qualquer outro Estado-Membro da UE ou em qualquer país que tenha aderido ao sistema Carta Verde.

Em que circunstâncias é possível acionar o Fundo de Garantia Automóvel?

É possível recorrer ao Fundo de Garantia Automóvel nas seguintes situações:

a) O culpado pelo acidente é desconhecido, isto é, causou o acidente e fugiu;
b) O culpado não tem seguro automóvel ou este não está em dia;
c) O veículo do culpado está matriculado num país fora da União Europeia, que não tem um Organismo Nacional de Seguros ou que não aderiu ao Acordo Multilateral de Garantias entre Serviços Nacionais de Seguros;
d) O veículo do culpado não tem matrícula ou a matrícula é falsa;
e) A seguradora do culpado está em processo de insolvência ou insolvente.

Qual o montante coberto pelo Fundo de Garantia Automóvel?
O Fundo de Garantia garante o pagamento de danos até ao limite do capital mínimo do seguro automóvel, sendo que a lei obriga a um seguro de responsabilidade civil com um capital de cinco milhões de euros para danos corporais e de um milhão de euros para danos materiais.

Agora já sabe o que fazer caso se veja envolvido num acidente automóvel em que o culpado não tem seguro! E, já agora, pode sempre recomendar-lhe a Bela Seguros para que possa fazer um seguro nas melhores condições e deixe de circular ilegalmente.

Sem Comentários

Comentar

Prove que é humano(a): *