Conceito do Seguro Vida Crédito Habitação

Conceito do Seguro Vida Crédito Habitação

Conceito do Seguro Vida Crédito Habitação

08:28 06 Janeiro em Seguro Crédito à Habitação
0 Comentários

Escrevemos este artigo para esclarecer algumas das dúvidas mais comuns sobre o conceito do Seguro Vida Crédito Habitação.

Conheça melhor o conceito do Seguro Vida Crédito Habitação

Quando alguém solicita um crédito habitação é quase certo que, independentemente da instituição a que se dirige, o banco vai pedir a contratação de um seguro de vida, ainda que tal não seja um requisito legal obrigatório. Por forma a tomar a melhor decisão, deve estar inteirado das opções disponíveis que são inerentes ao conceito do Seguro Vida Crédito Habitação.

Objetivo do Seguro Vida Crédito Habitação

Para as entidades bancárias o Seguro de Vida ligado aos créditos à habitação são, essencialmente, uma segurança em caso de morte ou invalidez do detentor do crédito, já que a seguradora vai assegurar o pagamento do empréstimo.
Por seu turno, para quem vai contrair o empréstimo, este seguro representa um encargo adicional, mas também alguma segurança caso aconteça um infortúnio. Imaginemos que um dos membros de um casal que tenha contraído um empréstimo à habitação falece; o Seguro de Vida Habitação pode significar que o empréstimo fica liquidado, retirando esse encargo do orçamento mensal que, muitas vezes, diminui drasticamente neste tipo de situações.
Os Seguros Vida Habitação representam um compromisso financeiro elevado não só pelo elevado montante envolvido como também pela duração prolongada do contrato. Assim sendo, antes de contratar este tipo de seguro, deve informar-se muito bem das opções disponíveis no mercado para escolher a que melhor se adequa à sua situação, tal como é recomendado no Portal do Cliente Bancário.
A maioria dos bancos sugere um Seguro de Vida Crédito Habitação de uma companhia com quem tem um protocolo, oferecendo em troca um spread um pouco mais vantajoso. Todavia, tenha em atenção que na maior parte dos casos este desconto acaba por ser anulado porque o valor pago pelo seguro feito via entidade bancária é bastante mais elevado do que o que é pago por um seguro contratado junto de entidades externas através das quais pode contratar o mesmo tipo de seguro.

Os diferentes tipos de coberturas dos Seguros Vida Habitação

O conceito do Seguro Vida Crédito Habitação corresponde a uma a salvaguarda do pagamento do empréstimo contraído. Todavia, as circunstâncias em que essa salvaguarda pode ser ativada depende das diversas coberturas que o seguro pode apresentar. Por norma, a maior parte dos Seguros de Vida Habitação contratados através dos bancos faz a cobertura de Morte e Invalidez Absoluta e Definitiva quando o correto seria fazerem também a Morte Total e Permanente.

Montante do capital seguro

Por norma, o capital de um Seguro de Vida Habitação corresponde ao valor em dívida do empréstimo concedido pela entidade bancária para a aquisição da habitação. Todavia, as companhias seguradoras são obrigadas por lei a atualizarem o montante do capital seguro à medida que o crédito vai sendo amortizado.

Decreto-Lei nº 222/2009

O Decreto-Lei nº 222/2009 datado de 11 de setembro de 2009, veio reforçar a proteção dos consumidores ao obrigar os bancos a incluírem o valor do seguro de vida na simulação do crédito à habitação, considerando também esse valor ao calcular a Taxa Anual Efetiva (TAE). Além disso, este decreto estabelece ainda os parâmetros mínimos que devem constar das proposta de Seguro Vida Crédito Habitação.

Na Bela Seguros estamos à sua inteira disposição para lhe prestar todos os esclarecimentos que ainda considere necessários sobre o conceito do Seguro Vida Crédito Habitação por forma a que possa tomar a sua decisão de uma forma totalmente consciente.

Sem Comentários

Comentar

Prove que é humano(a): *