Como saber se um automóvel tem seguro?

Saber se um automóvel tem seguro

Como saber se um automóvel tem seguro?

11:02 06 Fevereiro em Seguros Automóvel
0 Comentários

Existem diversas ocasiões em que é necessário verificar se um determinado automóvel tem seguro. Saiba como o pode fazer.

Como descobrir se um automóvel tem seguro

Recorrer à matricula é a forma mais prática e mais fácil de descobrir se um automóvel tem seguro ou não. Para o fazer basta visitar o site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e inserir a matrícula do veículo que pretende verificar.

A verificação da validade do seguro automóvel é especialmente importante no caso dos sinistros em que o condutor bate e foge, não se preocupando com os danos causados. Nestas circunstâncias tem três formas de agir, dependendo de:

a) o culpado tem seguro
Caso conclua que o culpado pelos danos tem o seguro automóvel em vigor, deve entrar imediatamente em contacto com a sua seguradora, a seguradora do culpado e com as autoridades, relatando o sucedido. Desta forma estará a agilizar o processo de ressarcimento dos danos, especialmente se a seguradora for comum aos intervenientes.

b) o culpado não tem seguro automóvel válido
Se descobrir que o responsável pelos danos não tem um seguro válido, deve acionar o Fundo de Garantia Automóvel o mais rapidamente possível, já que este assume os danos que se enquadrem no âmbito da Responsabilidade Civil.

c) o culpado não tem qualquer tipo de seguro automóvel
Neste caso deve também ativar o Fundo de Garantia Automóvel.

Como é óbvio, não chega descobrir se o outro automóvel tem seguro para ver os seus danos cobertos. Acima de tudo, terá de provar quem foi o causador do acidente e isso só acontecerá através da análise dos dados periciais recolhidos pelas autoridades policiais e/ou pelas seguradoras. Caso seja possível, não se esqueça de identificar testemunhas dos acidente que reforcem a sua versão.

Em conclusão, podemos afirmar que a ferramenta para determinar se um veículo tem seguro não lhe garante um final feliz, contudo é um ótimo auxiliar para perceber qual o caminho deve seguir para resolver o problema. Aconselhamos a que leia também o nosso artigo O que fazer em caso de sinistro automóvel para esclarecer eventuais dúvidas se se vir envolvido num acidente.

Sem Comentários

Comentar

Prove que é humano(a): * Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.