Como preencher a Declaração Amigável?

Declaração Amigável

Como preencher a Declaração Amigável?

11:33 13 Outubro em Seguros Automóvel
0 Comentários

Em caso de acidente automóvel há que preencher a declaração amigável para depois enviar para a seguradora. Mas como o fazer?

Conselhos para preencher facilmente a declaração amigável

Um acidente de automóvel é sempre um acontecimento traumatizante, mesmo que não hajam feridos. Porém, há que ultrapassar o choque inicial o mais rapidamente possível e seguir determinados procedimentos para resolver o problema.
Se do acidente automóvel não tiverem resultado feridos deve, antes de mais, preencher a Declaração Amigável. Faça-o descrevendo o acidente com a maior precisão e detalhe possível, indicando tanto os intervenientes como as respectivas seguradoras. Caso existem, devem também ser mencionadas testemunhas e os seus contactos. Caso seja possível anexe à Declaração Amigável fotografias do local do acidente, dos veículos e dos danos. Como é óbvio, a Declaração amigável deve ser assinada pelos condutores envolvidos no sinistro.

O que fazer se nenhum dos intervenientes tiver a Declaração Amigável?

Amiúde, em caso de sinistro, os condutores dão-se conta de que não têm consigo a Declaração Amigável. Porém, pode contornar essa situação, preenchendo os dados acima mencionados numa folha em branco que deve ser assinada pelos condutores envolvidos no acidente automóvel.

A entrega da Declaração Amigável

A Declaração Amigável deverá ser entregue no prazo máximo de 8 dias após o acidente, assinada pelos condutores intervenientes no sinistro. Faça-o ao balcão da sua companhia de seguros, indicando também o nome e os contactos da oficina onde pretende que o seu veículo seja reparado.
Não havendo feridos e os danos materiais forem inferiores a 15 000 euros, o sinistro é regido pela Indemnização Direta ao Segurado (IDS). Caso o acidente automóvel não se integre nos parâmetros do IDS, deve comunicar o sinistro à seguradora da outra parte envolvida no acidente automóvel, usando o verso da declaração amigável. Anexe ainda cópias de todos e quaisquer elementos de prova que tenha em sua posse, bem como um pedido de peritagem, onde deve mencionar a oficina onde quer que o seu automóvel seja reparado.

Quando deve chamar as autoridades em caso de acidente automóvel?

Existem algumas circunstâncias em que deve chamar as autoridades, seja a GNR ou a PSP, nomeadamente:
– Se houver feridos;
– Se não for possível preencher a Declaração Amigável;
– Se tiver dúvidas em relação às circunstâncias em que se deu o acidente automóvel;
– Se houver versões divergentes sobre o acidente;
– Se a outra parte não aceitar assinar a Declaração Amigável.
Ao contactar as autoridades, estas irão elaborar um auto de ocorrência que pode vir a servir de prova caso seja necessário apurar responsabilidades.

Nas circunstâncias abaixo indicadas, aconselhamos a que entre em contacto connosco na Bela Seguros para que o encaminhemos e o ajudemos a lidar como o processo do Fundo de Garantia Automóvel:
– Se o responsável pelo acidente não tiver seguro automóvel;
– Se houver feridos;
– Se o responsável pelos danos for desconhecido.
Se ainda tiver alguma dúvida em relação à Declaração Amigável ou a qualquer outro procedimento que deve ter em caso de acidente automóvel, contacte-nos na Bela Seguros que teremos todo o prazer em o esclarecer.

Sem Comentários

Comentar

Prove que é humano(a): *