Como cancelar o seguro automóvel

Cancelar o seguro automóvel

Como cancelar o seguro automóvel

18:21 16 Fevereiro em Seguros Automóvel, Sem categoria
0 Comentários

Existem vários motivos válidos para querer cancelar o seguro automóvel. Saiba como e quando o pode fazer.

Procedimentos para cancelar o seguro automóvel

Há variadas razões para alguém querer cancelar o seguro automóvel, sendo as mais comuns a vontade de diminuir custos e a venda do veículo segurado.
Caso encontre um seguro mais vantajoso do que o seu, seja porque é mais barato, seja por lhe oferecer melhores coberturas, saiba que não poderá avançar para o cancelamento de imediato. Na verdade, existem uma série de constrangimentos que impedem que o processo seja célere. Além de ter de esperar pela data de vencimento do contrato, não se pode esquecer de notificar a seguradora das suas intenções com pelo menos 30 dias de antecedência.
Estes procedimentos são anulados caso o cancelamento tenha justa causa, nomeadamente, quando o seguro for cancelado pela venda ou pelo abate do veículo por acidente ou extinção de matrícula, tal como pode verificar no site da ASF.

Cancelar o seguro automóvel por venda do veículo

A venda do veículo segurado é considerada uma justa causa para cancelar o seguro automóvel, pelo que não há a obrigatoriedade de seguir os prazos acima mencionados. Neste caso tem a liberdade de informar a qualquer momento a sua seguradora ou o seu mediador da vontade de avançar para o cancelamento do contrato.
Caso a anuidade da apólice já tiver sido liquidada, a seguradora é obrigada por lei a restituir o montante referente aos meses de que não irá beneficiar dele. Para tal, deve entregar à seguradora o documento comprovativo da venda do veículo bem como a carta verde e o postal de anulação que aquela lhe entregar.
Se estiver a pensar adquirir um novo veículo para substituir o que foi vendido ou abatido e estiver satisfeito com as condições que o seu seguro lhe oferece não precisa de cancelar o seguro automóvel; pode optar pela sua suspensão.

Como funciona a suspensão do seguro
A suspensão é uma alternativa à ideia de cancelar o seguro automóvel que lhe permite beneficiar das mesmas
condições, uma vez que a apólice se mantém. Além disso, garante que não haja perda de bonificações.
A maioria das seguradoras permite a suspensão do contrato por 120 dias. Na prática, isto significa que tem 120 dias para registar um novo automóvel na sua apólice. Caso não o faça dentro do prazo estipulado, o contrato fica automaticamente anulado desde a data em que foi suspenso. De referir que pode também aproveitar este prazo para alterar a apólice, aproveitando os bónus da apólice anterior.

Esperamos que este artigo tenha contribuído para dissipar todas as dúvidas sobre como deve agir para cancelar o seguro automóvel, no entanto, na Bela Seguros estamos sempre à sua disposição para lhe prestar esclarecimentos adicionais.

Sem Comentários

Comentar

Prove que é humano(a): *